O longa “Avenida Brasília Formosa” trilha o caminho das salas de cinema

Com estréia marcada para esta sexta, dia 30, no Rio de Janeiro,Salvador, Vitória e Curitiba, Avenida Brasília Formosa (de Gabriel Mascaro) inclui em seu roteiro outras cidades como São Paulo, João Pessoa e Porto Alegre, como parte integrante da Sessão Vitrine, que exibe filmes com importantes trajetórias em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Avenida Brasília Formosa iniciou sua carreira no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, como parte da mostra Bright Future, “uma plataforma para cineastas do futuro, através do qual, o festival apresenta os trabalhos mais importantes, idiossincráticos e aventurosos dos novos cineastas do mundo”. O filme é a terceira obra de longa-metragem do diretor, que mantém laços com os procedimentos de documentários, ao mesmo tempo em que dialoga com a suspensão da realidade e o tratamento ficcional dos personagens e de suas relações interpessoais e com o espaço: “É na verdade uma pesquisa de experiência híbrida e livre”, afirma o diretor.

 

Avenida Brasília Formosa (dir.: Gabriel Mascaro; 85 min, documentário)

O longa foi filmado com recursos do DOCTV IV e exibido nos festivais de Roterdã, Jihlava, BAFICI, Vancouver, Valdivia, Lima, Uruguai, Tiradentes.

O filme se sustenta no cotidiano de quatro moradores do bairro de Brasília Teimosa, Recife, PE. O personagem Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife). No seu acervo, constam raras imagens, como as da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa.

Na visão do diretor, “o filme Avenida Brasília Formosa é antes de tudo um ponto de partida para gerir encontros entre sujeitos”. O filme constrói um rico painel sensorial sobre o espaço urbano e faz da Avenida uma via de encontros e desejos.

A estréia em Recife está marcada para dia 08 de outubro, no Cinema da Fundação e fica em cartaz por tempo limitado. O longa é uma co-produção da Plano 9 Produções. Confira o Trailer.