Confesiones, de Gualberto Ferrari. Na trilha dos festivais.

A Plano 9 Produções colhe os frutos de mais uma parceria com o longa-metragem Confissões (Confesiones, AR/FR/BR, documentário, 2010), do cineasta argentino Gualberto Ferrari. O filme narra a história de um ex-agente secreto do Batalhão 601 de Inteligência do Exército Argentino, Gustavo, durante a última ditadura militar argentina (1976-1983) e a intrincada rede de relações que se formaram naquele período.

Um breve perfil do período se projeta também pelo ponto de vista de mais dois personagens: um jornalista e escritor, à época, militante estudantil de uma famosa organização guerrilheira, que revela sua amizade com o ex-agente; e uma prisioneira ilegal, Sílvia, que é salva graças à ajuda do ex-agente.

Confissões é uma produção realizada “a três mãos” entre França, Argentina e Brasil e iniciou bem sua carreira em festivais de Cinema: participou do 16º É tudo verdade Festival Internacional de Documentários, na mostra “Foco Latino-Americano” – no dia 01 de abril de 2011, na Cinemateca de São Paulo. Participou também do Visions du réel, em Nyon – Suiça,  no circuito do seletivo “Outlook Market”, ainda em abril e agora confirma sua participação no DOC-FAM, em Florianópolis, entre junho e julho deste ano.

A obra está em negociação com distribuidoras e canais de televisão e revela que sempre é tempo dos países latino-americanos revisitarem sua história política recente. Confira o trailer.